Qual a relevância dos movimentos diante da crise dos políticos nacionais
“O grupo Acredito rechaça a polarização direita-esquerda. ‘Queremos ser uma alternativa de renovação nacional. Não alimentar a polarização, mas superá-la num movimento geracional por uma nova política’, diz o grupo. Seus fundadores reconhecem o papel transformador da geração anterior, responsável pela transição democrática, mas dizem que é preciso superar a estagnação atual, abrindo espaço para novas lideranças.”

Para além da esquerda e da direita
“A França dá ao mundo razões para acreditar. Acreditar que podemos ir além da polarização para construir algo novo. Que nossa democracia amadureceu para exigir mais complexidade, não verdades fáceis. Que é possível, em um ano, construir um movimento que rejeite radicalismos e redesenhe nosso quadro político”. Menos rótulos. Mais renovação. Nós acreditamos, e você?”

Quem sabe faz a hora
“Já é possível ver movimentações crescentes da juventude brasileira que quer pensar o País e participar da política… Alguns dos nomes da renovação estão se articulando para estabelecer novas estratégias de entrada coletiva na política, partidária ou não, como o Agora! e o Acredito.”

Eles querem mudar a política
“Jovens brasileiros vêm recuperando a fé na política e formando movimentos para influir na agenda pública. Trata-se de uma geração globalizada, que teve a oportunidade de estudar no exterior e já exercita a cidadania ao participar de organizações não governamentais. Em vez de apenas gritar palavras de ordem, eles discutem formas de reabrir as portas da representação política.”

Razões para Acreditar
“É preciso devolver ao nosso povo o problema da política como algo seu. Só assim criará um regime que o sirva. Para isso, é preciso acreditar… Assim surge o Acredito, movimento que apoia uma nova geração de políticos, por diferentes partidos e por um país mais justo, inclusivo, desenvolvido e ético. Acreditar como forma de manifestação política. Acreditar, em tempos de desolação, é um ato de rebeldia.”

Movimento de renovação política defende impeachment de Bolsonaro
“O Acredito, movimento suprapartidário de renovação política, passou a defender o impeachment do presidente Jair Bolsonaro, diante da crise política que assola o país durante a pandemia do novo coronavírus. O grupo sugere que as instituições atuem prioritariamente para mitigar os efeitos da epidemia no Brasil, mas afirma que a postura do presidente da República representa um risco ao estado democrático de direito e à saúde pública.”

Movimento Acredito já defende abertamente impedimento de Bolsonaro
“É indispensável que, ao propormos um afastamento, voltemos um passo atrás e nos perguntemos: qual é o impeachment que queremos? Quais são os valores básicos pelos quais lutamos e não podemos ver renegados no governo por vir?”
